Logo no primeiro artigo deste Blog fiz referencia a este "Dinossauro" da Orientação Portuguesa, referindo que foi ele a primeira pessoa a quem ouvi falar de Orientação e talvez que o facto de estar aqui hoje seja o resultado da forma apaixonado como o fez.
Mais do que uma busca de facto pelo Cardoso Ferreira, já que tenho mantido contactos regulares com ele, quero prestar aqui uma homenagem a este grande Senhor, que está a passar por problemas de saúde complicados, mas estou certo que com a sua determinação, irá seguramente vencer mais este desafio.
Conheci-o no longínquo ano de 1989, quando era Major e comandante do Batalhão de Instrução nos Comandos, em que eu estava incluído como instruendo. Já nessa altura era muito considerado no meio militar e recordo que tinha dois cognomes, cujas histórias desconheço: Capitão Granada e Máquina!
Foi também ele que incutiu em mim o gosto pelas actividades de cordas verticais, para as quais tinha já uma natural aptidão e não esqueço que me transmitiu o "segredo" de descer a corda de 10 metros invertido e sem mãos.
Embora fosse um Oficial Superior, sempre aplicou essa "superioridade" sob a forma de trato afável e próximo aos seus subordinados, granjeando estima e admiração de todos eles.
Posteriormente estivemos juntos no projecto da Secção de Orientação da Associação de Comandos, que teve como ponto alto a obtenção do terceiro lugar no Campeonato Nacional de Estafetas em 1995/96, na Atalaia, em que para além de nós os dois, fez parte da equipa o nosso amigo Joaquim Sousa. O Cardoso entrou na equipa por impedimento do Paulo Alípio, o que ainda tornou o resultado mais saboroso.
Mando aqui um grande abraço para o meu amigo Manuel, com votos de rápidas melhoras e renovo o desafio para se voltar a perder entre nós!
Um insigne pioneiro da modalidade no Exército e em Portugal.
ResponderEliminarUm prezado amigo, para quem vai toda a minha estima e consideração.
Estou a impetrar para que a recuperação seja breve e definitiva. Saúde!
Para ti que o trouxeste à tua página um bem haja.
ResponderEliminarPara o Cardoso Ferreira, um bom amigo, sempre gentil e amável, um abraço e reforço o teu desafio. Volte a perder-se connosco, num qualquer percurso de ORIENTAÇÃO. ISILDA SANTOS
Ao Amigo e ao Camarada os sinceros votos de plena recuperação nesse percurso que o desafia. Almeida
ResponderEliminarOla ti Sérgio
ResponderEliminar1º manda-me o contacto do ti Manel para o meu endereço e 2º a tal equipa de estafetas que falas foi no Entroncamento, no mapa da Atalaia, e ficamos em 3º na Geral, em Óbidos correu o Alípio e ai ganhamos.
Gandabraço Sousa
Obrigado Sousa, já corrigi a informação... parece que isto da idade já começa a pesar...
ResponderEliminarUm bom homem, um grande amigo,um excelente militar. O Sérgio deu-me uma notícia que não me agradou nada. A situação vai, seguramente, ser ultrapassada.
ResponderEliminarA minha total solidariedade com o Sr Cor. Cardoso Ferreira,grande amigo que muito estimo.
Para além de nos termos partilhado o início do triatlo em Portugal (foi na Associação de Comandos que se deu início à Associação que viria a dar origem à FTP), voltamo-nos a encontrar numa preparação para o Challenger Trophy tendo o Cardoso Ferreira assegurado as nossas primeiras acções de formação na orientação. Era o longinquo ano de 1992 e foi em Mafra.
ResponderEliminarUm grande abraço e os desejos de uma rápida recuperação.
Leandro Silva
Caro Amigo Manuel Cardoso Ferreira, fizemos juntos muitos percursos, muitos treinos... Discutimos estratégias para ajudar a crescer a Orientação... fomos companheiros de Equipa e adversários em provas... Sempre com Lealdade, Amizade, Fraternidade !
ResponderEliminarRecordo bons momentos e sábias palavras de estímulo e incentivo para que Orientação seguisse sempre pela melhor opção de itinerário.
Depois do nosso último contacto telefónico fiquei com a certeza que esta fase menos boa é passageira e que em breve poderemos contar com a teu sorriso, o teu ânimo e a tua alegria.
Um grande abraço com amizade
Higino Esteves
Luis,
ResponderEliminardeixaste a mim e a uns tantos com vontade de experimentar a descida da corda de 10m de tal maneira tao aventureira! :)
Hoje em conversa com algumas "velhas glórias" da Amadora que estão comigo aqui no Afeganistão, lembrei-me deste teu post, e também desta foto da descida!
Tens que me ensinar o segredo ;)
Olá Nelson!
ResponderEliminarTerei todo o gosto em partilhar contigo esse "segredo", mas mais complicado vai ser demonstrar...
Um abraço e boa sorte a todos por aí!
LS
Lamento informar mas o Coronel Cmd Cardoso Ferreira faleceu na quinta feira Até sempre tio
ResponderEliminarCAMARADAS/TIVE A FELICIDADE DE TER FEITO O CURSO DE COMANDOS EM 1976,SENDO COMPANHEIRO DE INSTRUÇÃO/O ENTÃO TENENTE CARDOSO FERREIRA CONHECIDO PELO MÁQUINA.
EliminarPAZ A SUA ALMA,MEU SAUDOSO AMIGO
ANJO
Um Grande Senhor, com quem tive a oportunidade de privar, quando prestei serviço no Rcmds, na 2ª Secção INFO/SEG, sendo ele o Oficial de Segurança, designado após o terminus do seu trabalho como Comandante do B.I. Homem nobre de espírito que não via Patentes mas sim Carácteres. A ele "devo" a proposta de Louvor, que foi ratificada pelo Comando da Unidade.
ResponderEliminarBem Haja e um até sempre, meu Coronel!
Um grande amigo!
ResponderEliminarDeixou saudades a sua partida prematura.
Que descanse em paz.
Foi meu Comandante na 1ª Companhia de Instrução 74ºCC - Setembro 1980. Grande máquina este Capitão Ferreira. Tenho-o como uma grande referência na minha vida ainda hoje. Duro...exigente...rigoroso...Grande Comando...aquela pessoa que se podecontar numa altura de aflição...porque no lema Comando...Ninguém fica para trás...Mama Sumae....
ResponderEliminarGrande amigo da minha família. Fomos vizinhos e amigos em Lamego. Grande Manelinho, filho da Laurinha. Nao chegaste a ir a casa da minha mãe Domitília, como tínhamos combinado na Ericeira. Partiste antes do tempo. Descansa em paz
ResponderEliminarGrande amigo da minha família. Fomos vizinhos e amigos em Lamego. Grande Manelinho, filho da Laurinha. Nao chegaste a ir a casa da minha mãe Domitília, como tínhamos combinado na Ericeira. Partiste antes do tempo. Descansa em paz
ResponderEliminar