Comentários

Estou à espera das vossas histórias!!!

Agora os comentários mais recentes ficam visíveis aqui ao lado. Os comentários a crónicas antigas já não ficam "perdidos" e todos sabemos o que isso custa...

Now the top chronicles will also be available in English. Look for the tag ENGLISH to see all of them. Have fun!

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Lagoa de Albufeira - Quinta da Apostiça

Este foi  o primeiro mapa de Orientação que eu usei em competição, nos 2 dias de Lisboa de 1990. Já falei sobre esta prova logo no inicio deste Blog (http://maisummapa.blogspot.com/2010/11/minha-primeira-prova-de-orientacao.html), mas nessa altura não tinha disponibilizado o mapa, pelo que aqui fica ao vosso dispôr.

Quando eu comecei a praticar Orientação a Quinta da Apostiça era uma das "Mecas" do nosso desporto. Este mapa foi produzido em 1987 pela Associação Portuguesa de Orientação (precussora da FPO) e fazia parte dum conjunto de mapas realizados com apoio da World Wide Orieteering Promotion, dos nossos bem conhecidos Peo Bengtsson e Jorgen Martensson.

Posteriormente competi muitas vezes nesta área e também coordenei diversos treinos lá, entre os quais destaco alguns só com curvas de nível, com a complicação adicional de que, nalgumas áreas qualquer semelhança com a realidade era pura coincidencia.

Abaixo disponibilizo o mapa Lagoa de Albufeira Sul, produzido na mesma altura e pelos mesmos cartógrafos.

1 comentário:

  1. Apesar das restrições no acesso de vez em quando dou umas voltas nas áreas destes dois mapas. Agora, com o abate dos pinheiros estão menos agradáveis, mas são espaço de grande interesse ecológico que fazem parte da mata de Sesimbra que tem um projecto imobiliário de grande envergadura que está em consulta pública, mas creio que a crise vai deixar em banho maria durante uns anos.
    Nos anos 90 Sesimbra foi o concelho com maior procura para a prática da Orientação e onde muitos de nós, tal como o LS, tiveram o seu batismo de Orientação. Talvez continue a ser o concelho com maior % de área cartografada para a Orientação. A totalidade das áreas cartografadas para O-Ped e O-BTT é de aprox. 135Km2 o que corresponde a cerca de 70% da área do concelho.

    ResponderEliminar