Comentários

Estou à espera das vossas histórias!!!

Agora os comentários mais recentes ficam visíveis aqui ao lado. Os comentários a crónicas antigas já não ficam "perdidos" e todos sabemos o que isso custa...

Now the top chronicles will also be available in English. Look for the tag ENGLISH to see all of them. Have fun!

domingo, 8 de maio de 2011

Despojos de Cartografia

Na pré-história o Homem era principalmente um caçador recolector. Eu nunca fui caçador, mas estou sempre disponível para recolectar, mesmo quando estou a fazer mapas. A foto acima mostra alguns dos objectos que fui recolhendo enquanto cartografava. Como podem ver tenho uma predilecção por objectos metálicos, que nem precisam de ser brilhantes. Todos foram encontrados "no meio do mato" e alguns deles tive que os carregar algumas horas e por vezes alguns quilómetros. Ainda me consigo lembrar onde encontrei a maioria deles, pelo que não deixam de ser lembranças dos vários projectos de cartografia que tenho desenvolvido.

Os mais atentos já devem ter reparado naquele que será porventura o o objecto mais insólito: uma ratoeira para animais de grande porte (normalmente usada para apanhar coelhos). 
Será seguramente uma surpresa para vocês se vos disser que ela foi encontrada em Monsanto! Não, não, estou mesmo a falar do Parque Florestal de Monsanto em Lisboa. Na verdade enquanto estava a adaptar o mapa para O-BTT, encontrei não uma, mas duas ratoeiras destas. A outra entreguei-a aos serviços do Parque, para que tivessem conhecimento da situação, já que constitui um verdadeiro perigo, para quem por lá anda a passear, ou a orientar...

Ah, mas as surpresas ainda não acabaram por aqui, já que uma delas tinha um brinde: uma raposa. 
Sim... acreditem que eu não fiquei menos surpreso, quando vi a raposa a debater-se para tentar libertar uma das patas dianteira que tinha sido apanhada na ratoeira. Confesso que foi com algum receio que me aproximei, para afrouxar a ratoeira e libertá-la. Curiosamente a raposa ficou tranquila, embora receosa, enquanto eu abri a ratoeira e já livre afastou-se sem grandes pressas. Claro que a pata em questão ficou muito maltratada, mas suponho que mesmo assim ela terá conseguido sobreviver.

Da próxima vez que andarem a correr na floresta... vale a pena pensar nisto! (bem... se calhar é melhor não pensarem... a não ser que compitam no meu escalão ;o)

2 comentários:

  1. Como eu sou um dos "coelhos" que mais calcorreia Monsanto e... é mesmo pelo meio dos verdes (tem dias que fico com mais riscos nas pernas que as pinturas da minha filha de 3 anos), consegues especificar qual a zona de Monsanto onde recolheste estes "artifícios"?

    ResponderEliminar
  2. Olá coelhinho!
    Antes de mais, nunca comas maças caídas no chão!
    Encontrei os dois artefactos na área entre a Prisão de Monsanto e o Estádio de Pina Manique. Mas olha que isto já foi há quase 10 anos... e uma delas já estava incapaz devido à ferrugem.

    ResponderEliminar