Comentários

Estou à espera das vossas histórias!!!

Agora os comentários mais recentes ficam visíveis aqui ao lado. Os comentários a crónicas antigas já não ficam "perdidos" e todos sabemos o que isso custa...

Now the top chronicles will also be available in English. Look for the tag ENGLISH to see all of them. Have fun!

sexta-feira, 27 de maio de 2011

Eu estava lá quando foi eleito o logo da World Cup 2000


Como é do conhecimento geral, Portugal organizou o Final Round da Taça do Mundo em 2000, na Marinha Grande - Leiria e em Monsanto - Lisboa. Inicialmente a ideia era uma organização conjunta com Espanha, mas acabámos por avançar sozinhos e surpreendentemente fomos escolhidos, em detrimento outras candidaturas com mais créditos (claro que o exotismo da Orientação em Portugal também deve ter pesado a nosso favor).

A organização envolveu técnicos voluntários de todo o país, que conjugaram vontades e esforços, para organizar um evento de grande qualidade, que afirmou definitivamente Portugal como país com grande capacidade organizativa, também na Orientação.

Dois anos antes da prova foi lançado um concurso para eleger o logótipo do evento. Nessa altura eu trabalhava na FPO (DTN) e mesmo sem ter qualquer experiência anterior em design, decidi-me a apresentar também uma proposta.

Como aconteceu em relação ao concurso de frases do COAC, também neste caso despertei uma fera designer adormecida em mim e acabei por apresentar mais de duas dezenas de propostas, sendo que na sua maioria eram variações do mesmo tema.

Com a apresentação de tantas propostas as minhas probabilidades de ganhar aumentaram muito e de facto acabou por ser escolhida uma delas. Aproveito para esclarecer os mais desconfiados que foi uma escolha cega e que me coube a mim numerar as propostas, pelo que só eu sabia quem eram os candidatos (vocês são terríveis... não eu integrava o júri! Lembro-me que dele faziam parte o Gino, a Isilda Santos, o Francisco Pereira e mais dois que não recordo).

Como devem imaginar, acompanhei as apreciações das propostas com muito interesse e expectativa, vendo as propostas minhas concorrentes a caírem uma a uma, e foi já inchado de orgulho que no final assumi a paternidade do Logo vencedor.

Para terminar refiro que acho que esta minha única incursão no design gráfico foi muito feliz e resultou num logo apelativo e cheio de significado... quem sabe passa por aí a alternativa à minha actividade estagnada de Cartógrafo (para que não restem duvidas o logo resultou dum aglomerado de plágios, mas acho que isso deve ser prática corrente neste metier).

PS: Só por curiosidade, este tema ocorreu-me porque reparei que tinha vestido uma t-shirt da World Cup com o logo, já com 11 anos... o que atesta desde logo a sua longevidade (e do algodão da camisola).
Algumas variações do logo. Infelizmente já não encontrei todas as minhas propostas que foram a votação...

Sem comentários:

Enviar um comentário