Comentários

Estou à espera das vossas histórias!!!

Agora os comentários mais recentes ficam visíveis aqui ao lado. Os comentários a crónicas antigas já não ficam "perdidos" e todos sabemos o que isso custa...

Now the top chronicles will also be available in English. Look for the tag ENGLISH to see all of them. Have fun!

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Pegar ou não pegar... eis a questão!

Desenho: Vítor Agostinho
 bip

bip

bip

bip

bip

BIP

Hei!!! Parem, parem!!! Voltem aqui!!! Isto foi só para ilustrar sonoramente este artigo e eu tenho uma perguntinha para vos fazer.

Antes de mais chamo a vossa atenção para o facto de eu ter esperado pelo bip mais forte antes de pegar nesta crónica. 
 
A minha pergunta é: Porque não fazem vocês isso antes de pegar no mapa na partida? Ah... e parem de assobiar e olhar para o lado. Eu sei que grande parte de vocês acha legitimo já ter o mapa na mão ao primeiro bip. Há alguns que acham até que podem avançar para a linha de partida. E claro, como em tudo há uns mais espertinhos que aproveitam para localizar o triângulo em contra-luz, colocando o dedo em cima, ganhando assim 0,02 segundos! Não vale a pena negar que eu bem os vejo! Ah... e essa desculpa da dor de costas por estarem dobrados não colhe.

Sejamos claros. A prova começa após o último bip (e sim... são 6 bips e não 5), logo só nessa altura é legitimo pegar no mapa. Aceito que para facilitar seja permitido levantar e segurar um canto do mapa, mas este tem que permanecer no cesto (este facilitar é a pensar mais na organização, pois doutra forma haveria que levasse um molhinho de mapas, que iriam ficando espalhados pelo caminho...).

Considero que esta é uma questão da mais elementar justiça, mas sei que muitos de vocês estão a pensar que é picuinhas da minha parte, que é uma questão irrelevante, que não há qualquer vantagem em fazer isso, ou ainda o argumento final que "todos fazem o mesmo". Ora a verdade é que, pelo menos eu não faço isso, e se é irrelevante porque o fazem???

As regras são para cumprir!

Por falar em regras... também está bem claro nas regras (desde logo no Regulamento de Disciplina) que as indicações dos elementos das organizações têm que ser respeitadas. Ora eu sei por fonte próxima, que mesmo atletas notáveis da nossa praça, reagiram de forma inapropriada até mesmo agressiva à recomendação da responsável das partidas numa prova do ATV, para só levantarem o mapa após o último bip... tss tss tss que feio!

6 comentários:

  1. Muito pertinente... Muito bom!
    Rui Morais

    ResponderEliminar
  2. Apanhar o mapa antes do ultimo Bip: Culpado
    Avançar ate a linha de partida: Culpado
    Procurar o triangulo em contra-luz: Inocente

    Respondo com uma pregunta: Porque é que muitas vezes damos tanta importancia a estas coisas mas continuamos a achar simpatico quando algum nos pregunta a que ponto vais, onde é que estamos, viste o 57, etc, etc, que sao as atitudes que realmente vao contra o espiritu deste desporto?

    Joao Pedro Valente

    ResponderEliminar
  3. Olá Juanito, obrigado pelo comentário e pela honestidade (ao assumir aqui...).
    Já agora... qual seria a tua reacção se fosse chamado à atenção pelos responsáveis da partida?
    Ah... claro que há outras situações erradas na Orientação, mas não me parece muito correcto desvalorizar uma "falsa partida"!

    ResponderEliminar
  4. "os atlectas só podem retirar o seu mapa do cesto após ouvirem o sinal sonoro do momento da partida (minuto-1 para Orientação em BTT)."(ponto 11. Artigo 48 - Código de ética e fair play - RC2011).
    Obs.:
    Prevariquem, tirem o de outro...

    ResponderEliminar