Comentários

Estou à espera das vossas histórias!!!

Agora os comentários mais recentes ficam visíveis aqui ao lado. Os comentários a crónicas antigas já não ficam "perdidos" e todos sabemos o que isso custa...

Now the top chronicles will also be available in English. Look for the tag ENGLISH to see all of them. Have fun!

terça-feira, 2 de agosto de 2011

I Congresso Nacional de Orientação - 1994



Em Dezembro de 1994, a FPO organizou o seu primeiro Congresso Nacional, que decorreu no Centro de Estágios da Cruz Quebrada.

Junto podem ver o programa do Congresso com os temas abordados neste Congresso, o ofício de convite aos Clubes e Associações e algumas fotos.

Como é tradição na nossa modalidade, também neste Congresso foi organizado um evento informal de Orientação no mapa Jamor, destinado aos congressistas. Já não sei se fui que planeei os percursos, mas lembro-me de ter colocado os pontos no terreno (aqui neste desterro não tenho o mapa do Jamor, mas assumo já o compromisso de o publicar em breve).

Dos vários participantes na prova, terá sido a Ana Dominguez que ficou com uma recordação mais profunda dela, já que foi atacada por um cão e teve que ser assistida no hospital. O cão era na verdade uma cadela que tinha tido crias numa toca na floresta.

Quando estava a colocar os pontos passei junto à cadela, mas nessa altura ela nem me ladrou. Suponho que  depois foi ficando cada vez mais zangada com a passagem dos atletas em corrida e acabou por eleger a Ana com alvo (seguramente ela tinha mais chicha que eu nessa altura).

Já agora aproveito para partilhar a minha técnica para lidar com os cães, que até agora tem dado resultado (só fui mordido uma vez, por uma amostra de cão em Monsanto, mas apenas porque o ignorei quando me ladrou e continuei a correr. Resultado, um buraquinho no gémeo e uma cratera no meu ego): se um cão me ladra eu páro e enfrento-o com a maior tranquilidade possível. Esta reacção (ou ausência dela) deixa sempre os cães confusos e invariavelmente param surpreendidos. Por norma depois ainda tento fazer amizade com eles, normalmente com sucesso, pelo que fico com uma companhia por algum tempo.

O encontro imediato em que cheguei a duvidar do sucesso desta técnica foi com um Serra da Estrela e aconteceu em Alcaínça - Mafra. Nesta caso o cão veio na minha direcção a ladrar furiosamente e só parou a um escasso metro de mim, ficando a arreganhar-me os dentes durante o que me pareceu uma eternidade. Finalmente lá se acalmou (e eu também) e acabou por me seguir durante o resto da manhã, como um cachorrinho.

Atenção que ao vos falar nesta estratégia, não estou de forma alguma a sugerir que a apliquem e desde já declino qualquer responsabilidade nos danos que possam vir a sofrer em consequência disso.

5 comentários:

  1. Podes aproveitar a ultima foto e fazer mais um "onde raio para" neste caso o primeiro que aparece na foto, não sei o nome dele(tu até foste do clube dele).

    sousa

    ResponderEliminar
  2. Posso aproveitar para vários Onde raio pára:
    João Oliveira
    Cândido Oliveira
    Joaquim Gonçalves
    Carlos Cardoso
    Pedro Liberto
    Abílio Silva
    etc

    ResponderEliminar
  3. Há alturas na nossa vida em que é necessário dizer basta!
    Esse momento para mim chegou há uns anitos.
    Sem rancores mas com mágoas.
    Abraço a todos.

    ResponderEliminar