Comentários

Estou à espera das vossas histórias!!!

Agora os comentários mais recentes ficam visíveis aqui ao lado. Os comentários a crónicas antigas já não ficam "perdidos" e todos sabemos o que isso custa...

Now the top chronicles will also be available in English. Look for the tag ENGLISH to see all of them. Have fun!

quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Ainda sou do tempo em que era um praticante de Orientação!

(Para não ficar atrás do Orientovar, também eu irei criar algumas rubricas, às quais voltarei regularmente. Vou abrir estes espaços com a rubrica “Ainda sou do tempo em que:”. )

Ainda sou do tempo das fotos a preto e branco!
Durante mais de 15 anos fui um orgulhoso praticante de Orientação! 

Mas isso estava prestes a mudar. Sem qualquer aviso prévio, num dia que amanheceu igual a tantos outros, todo o meu mundo foi virado de pernas para o ar. Como decerto já adivinharam estou a falar do dia fatídico e amaldiçoado para todo sempre, em que por "decreto" passámos a ser Orientistas! Esse foi talvez o dia mais trágico na minha carreira desportiva. Um choque destes deveria ter sido preparado com antecedência e não ser assim arremessado de chofre contra um pobre praticante incauto. Ainda hoje me arrepio só de lembrar esse dia macabro e continuo sem conseguir assimilar tamanha mudança. 

Cada vez essa palavra é mais utilizada e começo a sentir-me um alienado no desporto da minha vida. A minha desgraça é ainda maior por nem sequer poder contar com o apoio duma organização do tipo PA (Praticantes Anónimos), pelo que me sinto completamente desamparado. Tanto quanto sei sou o único praticante a padecer desta maleita e essa solidão dói.

Embora não tenha outra alternativa melhor (também acho que ser praticante de Orientação é muito complicado), tenho dificuldade em assumir algo que me foi imposto, sem que tivesse sido consultado antes. Hoje consegui pela primeira vez escrever essa palavra (não consigo repetir  de novo, mas refiro-me é claro à palavra que começa por "Orient" e termina em "ista"), o que pode ter sido o primeiro passo para a minha recuperação. Acho que pode ainda haver esperança para mim.


O meu único consolo é que o Bill (Gates) está do meu lado e também diz que essa palavra é um erro!

11 comentários:

  1. Quer-me parecer que falas é de contente.
    Grande abraço.
    JOAQUIM MARGARIDO

    P.S. - A palavra (?) "orientista" tem um padrinho. Eu sei quem é! E tu não! Toma, toma!

    ResponderEliminar
  2. Podes crer! Quem inventou a palavra "orien...tista! devia ser cozido em lume brando :D

    ResponderEliminar
  3. Eu até gosto de "Orientista"! Apenas tem um 'ponto' menos positivo, que é ser parecido com futebolista...

    ResponderEliminar
  4. Gosto de "Orientista"! E até acho que a palavra que já impôs no vocabulário da Língua Portuguesa, com a mesma força que "maratonista", "velocista", "ciclista", "betetista", "futebolista, "andebolista", "basquetebolista", "hoquista", "tenista", "alpinista", "páraquedista"... Também fui praticante de Orientação (e até mais do que sou agora orientista...) mas gosto da mudança. Gosto da simplificação do idioma e se numa palavra podemos dizer tudo, para quê duas ou três?... Abraço orientista!

    ResponderEliminar
  5. Eu quase apostava que o primeiro a utilizar e divulgar essa palavra foi o actual DTN... :-) De qualquer forma ela não se utilizou inicialmente em oposição ao "praticante de orientação", mas sim em oposição à palavra "orientador" que era usada inicialmente e criava grandes confusões de cada vez que nos identificávamos perante alguém que não conhecia a modalidade. Eu tb gosto de ser "orientista". :-)

    ResponderEliminar
  6. Luís! Não te sintas só!
    Nos primeiros tempos em que ouvi esse termo (recuso-me a escrevê-lo) até com a minha professora de português fui falar na esperança de "combater" o seu uso por violar uma regra de português.
    Isto porque o nome terminado em "ista" resulta na esmagadora maioria de um desporto terminado em "ol" bem como de desportos terminados em "ção" o seu praticante termina em "or".
    Pensei então que houvesse uma regra!
    Quem pratica o acto (e não ato!!!) baseado em orientação é o Orientador! Ponto final!
    No dicionário "Orientador" é "aquele que orienta, guia"!
    Pode ser orientar outra pessoa como a si próprio!
    Infelizmente está enraizado na sociedade que "orientador" é "aquele que orienta alguém".
    Para meu desânimo aprendi o que é um neologismo!
    O termo sobre o qual escrevo é na sua génese um neologismo.
    Privado que fiquei de uma "arma" contra o uso desse termo resta-me de corpo e alma para todo o sempre ser um Praticante de Orientação ou simplesmente... Orientador! :)
    E Luís... conheço mais alguns!

    ResponderEliminar
  7. Olá!

    É bom saber que afinal não estou só.

    No entanto também não gosto da palavra Orientador, pelas razões apresentadas pelo Nuno.

    Na minha busca desesperada por alternativas cheguei a algumas possibilidades de qualidade duvidosa:

    Orientofilo (aquele que gosta de Orientação... o que penso ser consensual);

    Orisofo (aquele que conhece de Orientação - acho que este já não será tão inclusivo ;o).

    LS

    ResponderEliminar
  8. Olá Companheiro,
    Na busca de alternativas a "Orientista" - busca essa, completamente desnecessária porque "Orientista" é fixe(!) - também me ocorre "Orientologo" / "Orientologa"! Aquele que estuda/compreende/usa racionalmente a Orientação. Bom, se levarmos em conta o post "Orientação - Desposto com pés e cabeça?", rapidamente afastamos esta possibilidade... estudar a Orientação ainda vá que não vá, agora comprender e usar racionalmente (!??)... De facto não parece nada racional que "(...) pessoas juntam-se, algures no país, com o objectivo de ficarem perdidos(...)".
    Um abraço Orientista!

    ResponderEliminar
  9. LS
    Este foi sem dúvida o post mais divertido até ao momento, um "must".
    Eu também ainda sou do tempo em que era praticante e não consigo ser aquela coisa que começa em " Orient" e acaba em "ista". Mas agora nem uma coisa nem outra.
    Um abraço
    JB

    ResponderEliminar
  10. Olá Luis,
    Gostei do teu blog:-)Infelizmente só agora tive tempo:-)
    Mas esta rubrica do eu ainda sou do tempo está gira e é algo que com frequência comentamos quando demos os primeiros passos nesta modalidade e como algumas coisas eram bastante diferentes!
    Também posso partilhar algumas lembranças?

    Força e continua!
    Filipa Silva

    ResponderEliminar
  11. Olá Filipa!

    Obrigado por gostares da minha prosa.

    De facto a abertura do blog a outros intervenientes é um passo que tenho previsto dar. Claro que isso me vai tirar algum protagonismo... mas acho que seria muito importante registar histórias, pelas quais todos vamos passando, para "memória futura".

    A avançar para aí, uma regra da qual não prescindo é que as crónicas sejam divertidas. O monopólio do veneno aqui será sempre meu... ;o)

    Venham lá esses textos para eu avaliar.

    Luís Sérgio

    ResponderEliminar