Comentários

Estou à espera das vossas histórias!!!

Agora os comentários mais recentes ficam visíveis aqui ao lado. Os comentários a crónicas antigas já não ficam "perdidos" e todos sabemos o que isso custa...

Now the top chronicles will also be available in English. Look for the tag ENGLISH to see all of them. Have fun!

terça-feira, 5 de julho de 2011

Camp. FA 1992 - Quando a Marinha meteu água


Em 1992 participei no Campeonato Nacional das Forças Armadas (Exército, Marinha, Força Aérea, GNR, PSP e Guarda Fiscal) que decorreu nos mapas de Palma e Casebres, perto de Alcácer do Sal. A organização do Campeonato esteva a cargo dos Fuzileiros, tendo as equipas ficado alojadas no Corpo de Fuzileiros - Base Naval do Alfeite, em Almada.

No primeiro dia de prova lá madrugámos e após tomar um pequeno-almoço que não ficou para a história, formámos uma coluna de marcha e seguimos para a arena do evento.

Nestes campeonatos cada uma das equipas definia qual era a ordem de partida dos seus atletas, sendo sorteado apenas a sequência das equipas e como nessa altura era uma estrela em ascensão, invariavelmente partia em ultimo lugar da minha equipa. Assim, pude acompanhar tranquilamente a partida dos primeiros atletas e embora não pudéssemos ver a Partida, passado algum tempo começámos a ver os atletas a correr dum lado para o outro, numa encosta em frente a nós. Fomo-nos juntando tentando perceber onde estaria o ponto que eles procuravam, ficando cada vez mais confusos, já que eles pareciam correr em todas as direcções, sem qualquer lógica aparente.

Foi com expectativa que esperámos a partida do Paulo Palma, que era uma vedeta na altura e uma espécie de Mamede da Orientação, que preferia partir cedo. Passado um bocado também ele se juntou ao rebanho que deambulava na encosta e só passado algum tempo percebeu que algo de estranho se passava. Resolveu voltar à partida, onde concluíram que afinal tinham entregado o mapa do segundo dia, que tinha a Partida num local completamente diferente.

Quando a notícia chegou à Arena, finalmente tudo fez sentido e foi em ambiente de festa que gritámos a chamar de volta os restantes pastores. Fomos então informados pela organização que os mapas certos haviam ficado na Base e que teríamos que esperar que os viessem trazer. Finalmente após umas duas horas de atraso, lá foi dada de novo a partida e desta vez correu tudo tão bem que me sagrei Campeão das FA pela primeira vez - ficando, com alguma surpresa, à frente das estrelas da época: Paulo Palma, Francisco Pereira, José Redondo, Eurico Martins... (Onde raio param eles??).


Parece que esta lição foi bem aprendida já que nunca mais se voltou a cometer este erro (na verdade algumas organizações posteriores não o poderiam cometer mesmo que quisessem, pois no primeiro dia ainda não tinham o mapa do segundo...).

2 comentários:

  1. Boa noite
    Da escola destes mapas já saiu um Vice-Campeão do mundo de Sprint...
    Muitos km fiz nestes mapas.


    Joaquim Sousa

    ResponderEliminar
  2. O Paulo Palma anda pelo Afeganistão. Está no facebook...
    Muito bom!!!
    Rui Morais

    ResponderEliminar