Quando eu comecei a praticar Orientação, havia apenas meia dúzia de clubes em Portugal e entre eles destacavam-se os Amigos do Atletismo de Mafra, pela dimensão e dinamismo que tinham.
Foi do seu seio que saiu o núcleo duro da Direcção da FPO em 1994, que acabou por ficar sediada nas instalações dos AAM durante 2 anos, sem qualquer encargo.
Foi do seu seio que saiu o núcleo duro da Direcção da FPO em 1994, que acabou por ficar sediada nas instalações dos AAM durante 2 anos, sem qualquer encargo.
Durante vários anos foi um dos clubes nacionais com melhor palmarés desportivo, congregando um grupo numeroso de atletas, entre os quais inúmeros jovens, que sempre primaram por uma postura empenhada e envolvida (às vezes demais ;o), que sempre granjeou estima generalizada.
Sinónimos de simpatia e qualidade organizativa realizaram várias provas, entre as quais destaco em 1996 o primeiro POM na Tapada Real de Mafra, tendo já antes organizado os dois primeiros Camp. Nacionais de Estafetas. Em 1998 estrearam-se também na Ori-BTT.
Com o passar do tempo e por razões várias, esta dinâmica da Secção de Orientação dos AAMafra foi esmorecendo e definhando (tanto quanto sei, os AAMafra continuam empenhados no atletismo), mas muitos desses atletas dos AAMafra ainda continuam activos na Orientação, dando o seu contributo em diversos clubes nacionais.
Considero ser da mais elementar justiça fazer aqui esta referência aos AAMafra, pois este clube teve um papel determinante nos primeiros anos de desenvolvimento acelerado da nossa modalidade.
É de salutar este post, Sérgio! Bem-hajam os AAMafra e o que contribuíram para a evolução da Orientação em Portugal. E serão sempre eles o Clube 002, filiado na FPO :)
ResponderEliminarNotícia de todas as horas
ResponderEliminarSenti, há algum tempo atrás, que os AAM, com locomoção perfeita, tem potencial e poderão voltar a participar com uma equipa de estafetas no campeonato nacional de Orientação de precisão.
NPCota
Muito bom! Sérgio, obrigado pelo post. Muito devo a este clube e às pessoas que me viram crescer e que contribuíram para minha formação! Na primeira foto está também o meu irmão (fila de cima com t-shirt azul clara), na única prova que fez. :)
ResponderEliminarPaulo Franco
O AAM foram os eleitos para iniciar a minha aventura por este mundo da orientação. Correr já era coisa que não me atraía, sempre foram 13 anos consecutivos a dar às pernas à volta duma pista ou dum percurso de corta-mato. O abandono prematuro devido a lesões levou-me até ao ciclismo que rapidamente terminou pois as horas necessárias para competir ao mais alto nível (com profissionais) era incompatível com a vida activa e familiar. Resultado: a barriga a crescer! Havia que voltar à corrida de forma mais moderada. A orientação permitiu isso tudo de forma perfeita, o AA Mafra era o clube na altura mais dinâmico em Lisboa e foi em Cascais numa urbana o início da aventura... que perdura. Portanto, ao AA Mafra, o meu muito obrigado!!
ResponderEliminar