Comentários

Estou à espera das vossas histórias!!!

Agora os comentários mais recentes ficam visíveis aqui ao lado. Os comentários a crónicas antigas já não ficam "perdidos" e todos sabemos o que isso custa...

Now the top chronicles will also be available in English. Look for the tag ENGLISH to see all of them. Have fun!

sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

FPO - Cedo cedeu à sede de Sede

Numa altura em que se avizinha mais uma mudança de localização da Sede da FPO, parece-me oportuno relembrar os locais e algumas peripécias pelas quais ela já passou.

Em 1987 foi criada em Lisboa a APORT - Associação Portuguesa de Orientação, que havia de ser precursora da FPO, que foi fundada no dia 19 de Dezembro de 1990, como pode ser constatado na acta nº 1 que anexo abaixo.
Neste documento podem ver quem integrou os primeiros corpos gerentes da FPO, sendo que a presidência foi assumida pelo Camilo de Mendonça. Inicialmente a FPO ficou sediada na sua própria casa situada na Avenida Elias Garcia - Lisboa, onde eu apenas estive uma vez, aquando da preparação do WOC de 1991 na Checoslováquia.

Na Acta nº 3 que disponibilizo acima, podem ver quais foram os sócios fundadores da FPO, quer os colectivos (dos quatro iniciais apenas o CIMO mantém alguma actividade regular na Orientação) quer os individuais. Neste último grupo podemos ainda encontrar alguns (poucos) praticantes regulares da nossa modalidade, mas a maioria deles já teriam lugar na minha rubrica "Onde raio param os".
Em 1994 realizaram-se novas eleições, cujo processo foi iniciado através do oficio acima, tendo na sua sequência o Higino Esteves sido eleito Presidente (eu fazia parte da Direcção). Depois disso a FPO passou estar provisoriamente sediada nas instalações dos AAMafra, sita na Rua dos Bombeiros Voluntários em Mafra, num espaço cedido gratuitamente por este clube.
Em 1996, em conjunto com a realização do primeiro POM em Mafra, foi finalmente inaugurada uma sede autónoma da FPO, na Rua José Valentim Mangens - Mafra, onde para alem de vários dirigentes/atletas nacionais e estrangeiros, esteve também presente na inauguração o Lenart Levim, à data Secretário Geral da IOF.
A ainda actual sede de Mafra apenas estará activa mais alguns meses, já que a FPO está de malas aviadas para se mudar para Pedreanes - Marinha Grande, onde irá ocupar duas antigas "Casas de Guarda".  A nova localização da sede (e Centro de Formação) começou a ser negociada há muitos anos com a autarquia local e a Direcção Geral das Florestas, num processo que se arrastou no tempo e que só agora pode ser concretizado.

Como penso ser do conhecimento geral, a nova sede situa-se em pleno Pinhal de Leiria, que tem uma área superior a 110km2, grande parte dela com excelentes qualidades para a Orientação, sendo que uma boa parte já se encontra cartografada.
Pelo meio ficou um outro longo processo de negociação com a CM de Odivelas para a cedência dum espaço para a sede, que apesar de em determinada altura parecer estar bem encaminhado, acabou por nunca se tornar realidade.

Para terminar este tema da sede da FPO, quero vos contar que em 2001 a Direcção foi confrontada com uma carta da CM Lisboa, pedindo o pagamento dos alugueres em atraso da sede da FPO, referentes à casa que nos havia sido cedida no Parque do Calhau em Monsanto (supostamente ainda no mandato do Presidente Camilo de Mendonça) . Toda esta situação foi uma completa surpresa para nós e descobrimos posteriormente que se tratava duma casa ocupada pelo CAL (Clube de Ar Livre), tendo toda esta embrulhada sido esclarecida junto da autarquia, o que não evitou no entanto que esta mesma questão tivesse sido levantada de novo há poucos anos...

3 comentários:

  1. Um dos mais importantes subsídios para a História da Orientação portuguesa. Obrigado Luís Sérgio!
    JOAQUIM MARGARIDO

    ResponderEliminar
  2. Os primeiros passos foram castrenses
    Para mim, que resido desde sempre a 50 metros esta mudança é má, por outro lado também já não posso desenrascar a FPO (o JS de quando em vez) em pequenas coisas, espero que seja bom para a modalidade.
    Obrigado pela rememoração

    ResponderEliminar
  3. Olá
    Falta apenas o episódio da pseudo-mudança da sede da FPO para Odivelas.
    1 abraço
    JB

    ResponderEliminar