Comentários

Estou à espera das vossas histórias!!!

Agora os comentários mais recentes ficam visíveis aqui ao lado. Os comentários a crónicas antigas já não ficam "perdidos" e todos sabemos o que isso custa...

Now the top chronicles will also be available in English. Look for the tag ENGLISH to see all of them. Have fun!

sábado, 1 de janeiro de 2011

Ainda sou do tempo em que a Isilda Santos participava no D35!


O quê???!!! Ela ainda participa no escalão D35???!!! Mas ela já deve ter mais de 40 anos!!! Ah, então tenho que reformular o titulo desta crónica, que passa a ser:

Ainda sou do tempo em que a Isilda Santos participava no escalão Damas Elite!

A Isilda é um exemplo e uma referência da Orientação nacional, não só por tudo quanto tem feito em prol da nossa modalidade, mas também pela sua postura apaixonada e ao mesmo tempo discreta, que julgo não deixar ninguém indiferente. Quando lhe perguntamos porque continua a fazer o D35 a resposta é imediata: 
"Quero me divertir durante mais tempo".

Nestes 20 anos tenho tido o privilegio de privar com ela, nas mais diversas situações, que foram sempre momentos de aprendizagem, que muito me enriqueceram como ser humano. Vou aproveitar o atrevimento proporcionado pela protecção do monitor, para dizer algo que nunca lhe disse pessoalmente:

Gosto mesmo de ti miúda!

Para quando a justa homenagem a esta eterna jovem da nossa modalidade? No mínimo já merece ser sócia de mérito da FPO!

13 comentários:

  1. Excelente registo para iniciar 2011.
    A nossa querida Isilda é de facto uma referência. Bonitas palavras Luís.
    Grande abraço companheiro. Um beijinho com muito carinho para a Isilda.

    ResponderEliminar
  2. Bela homenagem, à qual junto igualmente a minha voz.
    Um bom ano de 2011.
    JOAQUIM MARGARIDO

    ResponderEliminar
  3. Olá
    Só que a conhece lhe pode dar o seu justo valor, pois ela se calhar foi quem mais de bom fez pela modalidade/FPO, mas só é dado o valor aqueles que pouco fazem mas que falam muito.
    Isilda para sempre...

    ResponderEliminar
  4. Uma grande senhora e uma boa amiga, merece todos os elogios!
    Um grande beijo para a Isilda e outro para o Luis Sérgio por esta bonita homenagem

    Alexandra Coelho

    ResponderEliminar
  5. Olá
    Quando comecei a Orientação um desporto que adoro mesmo conheci logo a Isilda que é mesmo uma enorme referência na Orientação, merece mesmo esta excelente Homenagem.
    Um grande BEIJO para a Isilda e um grande ABRAÇO para as 2 primeiras pessoas que conheci mesmo neste desporto e são pessoas que tenho como referência o Luis Sérgio e o Higino.

    Carlos Lourenço

    ResponderEliminar
  6. Boa noite

    A "ti" Isilda, para quem não sabe tem mais de 35 anos... e se ainda sei fazer contas já deve até ter mais de 37!...

    Esta miúda, tal como o Sérgio referiu e bem, sempre gostou de trabalhar na "sombra" em prol da nossa memorável modalidade desportiva. (que me perdoem alguns responsáveis actuais da FPO mas: MODALIDADE --> 7. DESPORTO - cada uma das actividades desportivas, distribuídas por atletismo, ginástica e jogos)

    Vocês não sabem mas eu confidencio-vos: a Isilda pratica o Código de Honra dos Samurais...

    "Se o adversário é superior a ti, porquê brigar? Se o adversário é inferior a ti, porquê brigar? Se o adversário é igual a ti, compreenderá o que tu compreendes e não haverá luta."

    Um bem-haja para a Isilda e que a relembrem por muitos e muitos anos... bem o merece.

    Pratiquem desporto. Haja saúde.
    Orientação - o desporto na floresta.

    ResponderEliminar
  7. Olá
    Decorria o ano... não me lembro, talvez 94! :-) mas sei que fui no meu mini até um mapa de Azurva em Aveiro (ainda existe? eheh), nessa altura queria-me federar e inscrever com o meu amigo Pinto o Núcleo de Espeleologia de Leiria e foi a Isilda com a sua simpatia de sempre que atenciosamente que me indicou tudo o que era necessário, obrigado Isilda! um beijinho e até um dia destes na Floresta..
    helder ferreira

    ResponderEliminar
  8. Eu ainda sou do tempo em que não havia D35 nem D Elite e a Isilda já andava de mapa na mão. Realmente uma referência para quem pratica Orientação. Um grande beijo para a Isilda.
    Sérgio, parabéns pelo Blog. Já passei bons momentos e a rir que nem um perdido com algumas das crónicas.
    Um abraço
    JB

    ResponderEliminar
  9. A Isilda é sem dúvida uma pessoa excepcional. Por isso foi a primeira a ser distinguída com um louvor da FPO e o seu troféu (atribuídos por unanimidade em AG) e tem percurso para ser sócia de mérito.
    Abraço
    AA

    ResponderEliminar
  10. Já lá vão quase vinte anos, ainda o Pedro Nogueira era mais pequeno que o fato de Orientação, e já a minha "Usada" amiga Isilda desfrutava deste nosso desporto.
    Isilda só te quero agradecer, e de certeza o meu Pedro (Duarte) também, pelas muitas horas de paciência que tiveste a ensiná-lo.
    Homenagem muito mais que merecida, já deveria ter sido há muito tempo, mas normalmente a discrição das pessoas não é muito apreciada.

    Mário Duarte

    ResponderEliminar
  11. Parabéns a todos o que praticam este desporto espectacular, já o fiz a muito tempo e agora por motivos profissionais não posso.Todavia já fiz diversos desportos e este é sem duvida o que considero mais completo, conseguindo conciliar varias componentes.Prometo que irei voltar um dia destes.Continuem a fazer o bom trabalho e a manter este desporto natural e alheio a fanatismos.Obrigado.Pedro Narciso - Ex. militar

    ResponderEliminar
  12. A Isilda é e será sempre uma referência não só para os dinossauros da modalidade como para os mais recentes!
    Há 20 anos atrás eu não poderia imaginar que ainda iríamos correr (ou andar...) no mesmo escalão :) !
    Katia Almeida

    ResponderEliminar
  13. Eu ando mais ou menos com 1 ano de atraso na leitura e comentário dos posts... mas, como nunca é tarde demais, quero deixar aqui também a minha opinião.
    Conheci a Isilda há quase 17 anos, quando me iniciei na Orientação. Sempre com um sorriso, com uma palavra de incentivo e motivação quando uma prova corria menos bem, a Isilda é acima de tudo uma Grande Amiga que contribuiu discreta, mas incansavelmente, para a evolução da Orientação em Portugal.
    Já não a vejo há algum tempo (anos!), porque também não tenho ido muito às provas, mas sei que continua igual!
    Bem-haja, Isilda!

    ResponderEliminar