Comentários

Estou à espera das vossas histórias!!!

Agora os comentários mais recentes ficam visíveis aqui ao lado. Os comentários a crónicas antigas já não ficam "perdidos" e todos sabemos o que isso custa...

Now the top chronicles will also be available in English. Look for the tag ENGLISH to see all of them. Have fun!

quinta-feira, 30 de junho de 2011

Ainda sou do tempo em que cada mapa tinha uma palete de cores diferente!


Na "pré-história" da Orientação a qualidade de impressão dos mapas era uma verdadeira dor de cabeça para os organizadores de provas. Embora os "pantones" das cores estivessem já bem definidos, a verdade é que cada gráfica os interpretava à sua maneira, muitas vezes com resultados catastróficos de policromia aberrante.

Numa tentativa de tentar normalizar esta situação, a FPO procurou uma gráfica que desse as necessárias garantias da qualidade e, não menos importante, que trabalhasse com prazos apertados. Nenhum dos critérios referidos anteriormente é fácil de encontrar no meio gráfico, muito em particular a questão dos prazos, que no nosso caso era imperativo, pois por norma os organizadores acabavam por se atrasar a preparar os mapas (claro que agora isso já não acontece...) e as provas não esperam.

Depois de diversas experiências acabámos por nos decidirmos pela RELGRÁFICA na Benedita, que durante vários anos imprimiu a quase totalidade dos mapas usados em Portugal, já que para garantir essa qualidade a FPO suportava os custos com a impressão dos mapas lá. Esta decisão revelou-se muito acertada e vantajosa para a Orientação, pois esta relação continuada permitiu estabelecer laços de amizade, em particular com o Sr. António Marquês (dono), que para além da garantia de qualidade, permitiu a realização de verdadeiros milagres, no que diz respeito aos prazos.

Como eu referi esta era uma relação comercial, com as inerentes permutas de papel, mas mesmo assim a Orientação nacional deve estar muito grata à RELGRÁFICA e em particular ao Sr. António Marquês pela disponibilidade, empenho e brio com que sempre tratou os nossos mapas.

As impressões gráficas dos mapas são feitas em "separação de cores" (também existe impressão em quadricromia, que resulta da mistura das quatro cores primárias), o que implica a produção de um fotolito para cada uma das cores, que eram posteriormente impressas em sucessão no mapa. Caso se pretendesse imprimir também os percursos na gráfica, era necessário produzir mais um fotolito para cada um dos percursos.

Depois veio a impressão digital, com muito mérito do Sr. Carlos Lisboa (os Srs. quando nascem é para todos), que comemora este ano 10 anos de actividade e merecerá o devido destaque em breve...

1 comentário:

  1. Olá
    "Ainda sou do tempo..." em que na altura o Presidente Higino se dirigiu à Lourinhã para ter uma reunião com o Coordenador do Desporto Escolar da CAE Oeste Prof. José Nuno Leitão e eu ali ao lado assiti feliz da vida a possibilidade da Escola de Pataias ter um mapa mesmo ao lado (1994) e nessa reunião o Prof. José Nuno Leitão sugeriu a gráfica da Benedita!confirma-se Higino? e a partir daí surgiu um boom de mapas na região do Pinhal do Rei... Quanto a esse mapa de Pataias I também deu uma volta na cartografia!! ;-)
    abraço helder ferreira

    ResponderEliminar