Comentários

Estou à espera das vossas histórias!!!

Agora os comentários mais recentes ficam visíveis aqui ao lado. Os comentários a crónicas antigas já não ficam "perdidos" e todos sabemos o que isso custa...

Now the top chronicles will also be available in English. Look for the tag ENGLISH to see all of them. Have fun!

sábado, 28 de maio de 2011

Prova de Distancia Longa ou de longa distância?


Começo por referir que hesitei se devia levantar esta questão aqui ou no meu "alter blog". Decidi-me por fase-lo aqui porque acho pertinente discutirmos este assunto e se este meu artigo pode ser considerado uma critica, pretendo que seja construtiva.

Quero também deixar claro que não pretendo criticar em particular esta organização do Ginásio (nem o Supervisor), clube pelo qual nutro admiração por assumir organizações de grande responsabilidade com reconhecido brio, mas já há algum tempo que pretendia levantar esta questão, tendo sempre receio de melindrar o ultimo organizador, pelo que fui deixando passar, mas penso que de facto urge corrigir esta situação.

Há alguns anos um ilustre Traçador de Percursos perguntava-me o que tinha achado do percurso de CN Dist. Média que acabara de terminar. Respondi que aquele terreno seria interessante para uma Longa, mas que não era adequado para um Média. Ele reagiu com muita surpresa perguntando se é preciso um terreno especial para uma Média. A resposta é sim, da mesma forma que há terrenos que não se adequam a uma Longa.

Os mais desatentos podem pensar que o titulo deste artigo não faz sentido, já que uma Distancia Longa é igual a uma longa distancia. Nada mais errado! Para alem da questão semântica (que a stora Fernanda - DAR, nossa Provedora Linguística dos Blogs e Sites de Ori, está mais habilitada a comentar), uma longa distancia é isso mesmo, devidamente adaptada ao contexto onde se integra (se estivermos a falar de aeronáutica, o longo será obviamente diferente do que se se tratar de aeromodelismo...). Já uma Distância Longa é todo um conceito, com objectivos bem concretos e definidos, fruto duma evolução de décadas e que está bem caracterizado nos Regulamentos da modalidade.

Um terreno para uma Distancia Longa tem que permitir traçar percursos que ponham em evidencia a capacidade de escolher as melhores opções após uma leitura atenta do mapa. Terrenos como o de hoje apenas exigem capacidade de andar em linha recta, contornando apenas algumas pequenas elevações.

Claro que o Traçador de Percursos tem um papel importante nesta questão, mas não se podem fazer omeletas sem ovos. O que está aqui em causa é a atribuição das provas das várias Disciplinas, sem avaliar devidamente se o terreno se adequa às características de cada uma elas.

Outro erro que tem sido recorrente é achar que uma Longa só deve ter opções de "Longa". Quando se diz que uma Longa deve incidir nas tomadas de opção, não se está a inviabilizar que haja secções do percurso que sejam mais técnicas.

Ultimamente temos "fugido" de terrenos que embora não sejam muito técnicos, alguns deles podem ser adequados para traçar percursos de Longa (ah... Não se esqueçam que eu sou um saudosista dos picos).

Importa discutir abertamente estas questões e proceder aos necessários ajustes. A Orientação agradece!

PS: "escrevi" este artigo durante a prova, o que só prova que estou cada vez estou pior da minha Bloguissite Aguda, mas sobre este tema o Margarido está mais avalizado para falar, pois além de padecer da mesma enfermidade é Enfermeiro...

1 comentário:

  1. A bloguissite aguda é uma doença vírica, daquelas que não mata mas mói.

    Sabes Luís, antigamente, quando um miúdo lá em casa apanhava um sarampo ou um sarampelo, tratava-se logo de juntá-lo com os irmãos e os primos. Era uma semana infernal, mas no fim estava tudo imunizado e pronto para outra.

    Hoje não. Trata-se uma simples constipação como se estivéssemos em presença duma Gripe A, a lesão herpética é confundida com indícios de HIV, uma virose é merecedora de carradas de antibiótico (vais ver a dose de Augmentin IV que te descarregam em cima depois deste 'post') e a bloguissite aguda é vista como a hidra das sete cabeças.

    Já ninguém se deixa contaminar. Ele é o Sterilium, eles são os toalhetes alcoolizados, elas são as benditas máscaras... No limite, recorre-se à quarentena.

    ResponderEliminar